quarta-feira, 25 de abril de 2012

2

► A SUA SAÚDE COM CUIDADOS ESPECIAIS

O PODER DAS SEMENTES


→ LINHAÇA: é a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária. É preferível que se consuma sem casca, triturada, para melhor aproveitamento do seu alto valor nutritivo. É rica em fibras, ácidos graxos “essencias” (ômega 3, 6 e 9), ou seja, não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser consumidos sob a forma de gorduras, através dos alimentos.

DICAS: A linhaça pode ser consumida com iogurte, frutas ou salada, o ideal é triturá-la. Mas, é importante bater apenas a quantidade que será utilizada no momento, pois ela perde seus nutrientes ao longo do tempo.
• A linhaça deve ser usada como tempero, nunca para cozinhar.
• O azeite de oliva é ótimo para amenizar o sabor forte da semente.
• Para que a linhaça faça efeito, é importante consumi-la diariamente.

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3: Ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa ômega 3 age na prevenção de doença cardiovascular, por isso é reconhecido como sendo um nutriente cardioprotetor. Os efeitos cardioprotetores do ômega-3:


  •                Diminuição do triglicerides no sangue;

     ·        Prevenção de batimento cardíaco irregular (antiarritmia);

     ·        Diminuição da pressão sanguínea;
     ·        Ajuda o combate ao câncer;
     ·        Ajuda com depressão;
     ·        Redução da agregação plaquetária e;
     ·        Aumento da fluidez do sangue.
     ·        Redução de episódios psicóticos

    Fontes ômega 3: nozes, castanhas, peixes especialmente de águas frias, rúcula e nos óleos vegetais, como azeite, canola, soja e milho

→ SEMENTE DE ABÓBORA: ricas em nutrientes, como magnésio e zinco, minerais que possuem excelentes propriedades para saúde, como melhorar o sistema imunológico. Existe um aminoácido presente nesta semente que se chama triptofano, esta substância é responsável pelo bom humor, já que aumenta a produção de serotonina.
Fonte de: vitamina E, vitaminas do complexo B e ferro. Rica em potássio, a semente de abóbora também ajuda no combate a hipertensão arterial.
DICAS: Uma forma prática de utilizá-la é como farinha. Para fazer, coloque as sementes para secar, torre um pouco no forno e em seguida processe.

→ CHIA: um alimento funcional muito popular entre os incas, maias, astecas e outros povos pré-colombianos. Seu poder para quem quer perder os quilinhos a mais está concentrado principalmente em suas sementes, ricas em fibras solúveis e insolúveis. A vantagem das fibras presentes na casca da semente da chia é proporcionar a sensação de saciedade.

- Quando entram em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gelatina excelente para o intestino, pois ajuda a regulá-lo e potencializa a absorção de nutrientes.

Essa gelatina formada pela chia, quando umedecida, retarda a nossa vontade de comer também por ocupar espaço no nosso aparelho digestivo. É como se demorássemos mais tempo para ficar de “estômago vazio”.
Um dos principais benefícios e um importante diferencial da chia é que, além de ser fonte de ácidos graxos ómega 3 e 6, apresenta um balanço adequado entre esses dois ácidos graxos essenciais.
As gorduras, até algum tempo atrás, diferenciadas somente em saturadas e insaturadas, vem sendo cada vez mais estudadas e a importância dos diversos tipos de ácidos graxos mono e poliinsaturadas é um dado consolidado. Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 são as gorduras poliinsaturadas e para desempenhar seu papel vital no organismo humano de maneira ideal devem respeitar uma proporção adequada entre eles – ômega 3 e ômega 6 (1:5).
O equilíbrio entre omegas 3 e 6 promove regulação da resposta inflamatória, imunidade e atividade cerebral, esses ácidos graxos são fundamentais para a formação das membranas celulares, transmissão de impulsos nervosos, transferência do oxigênio atmosférico para o plasma sanguíneo, síntese de hemoglobina e da divisão celular.

AJUDA NA PERDA DE PESO, POR QUÊ?
1º Causa saciedade: Suas sementes são mucilaginosas, ou seja, rica em fibras, ao entrar em contato com a água forma um gel no estômago. A digestão fica mais lenta dando mais saciedade;
2º Combate a Inflamação: A gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar a mensagem de saciedade ao cérebro. O ômega 3 presente na Chia combate essa inflamação;
3º Desintoxica: A fibra regula o trânsito intestinal e elimina resíduos pelas fezes.



O PODEROSO GRÃO POSSUI:
·        *   2 vezes mais potássio que a banana;
·         *  5 vezes mais cálcio que o leite;
·        *  8 vezes mais ômega 3 que o salmão;
·        *  15 vezes mais a magnésio que o brócolis.


DICA: A chia pode ser consumido: com sucos de frutas de sua preferência, iogurte, saladas, sopas.  


IMPORTANTE:
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis possuem apenas caráter educativo.

2 comentários:

Blogger Wordpress Gadgets